A Seleção Portuguesa de Voleibol carimbou este domingo, 10 de agosto de 2025, o passaporte para a fase final do Campeonato da Europa de Voleibol Feminino 2026, ao derrotar a Geórgia por 3-0 no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.
Num ambiente de apoio constante vindo das bancadas, Portugal entrou forte e rapidamente deixou clara a sua superioridade no primeiro set, vencendo por expressivos 25-8. No segundo parcial, a Geórgia apresentou maior resistência nos pontos iniciais, mas a formação portuguesa voltou a assumir o controlo e fechou o set por 25-16. Já no terceiro e último parcial as visitantes ainda tentaram equilibrar o jogo, mas Portugal manteve a consistência e garantiu o triunfo com um 25-18.
Qualificação garantida como uma das melhores segundas classificadas
Com este resultado, Portugal terminou a Pool E com duas vitórias e duas derrotas, ficando apenas atrás da Espanha, que já tinha assegurado o primeiro lugar. O desempenho ao longo da qualificação valeu à equipa portuguesa um lugar entre as melhores segundas classificadas, garantindo assim a segunda presença da história na fase final do EuroVolley.
Com esta vitória, confirma-se a hegemonia portuguesa nos confrontos frente à Geórgia. Nos últimos anos as duas seleções encontraram-se várias vezes, com Portugal a sair sempre vencedor, incluindo no jogo da primeira volta desta qualificação, em Tbilisi, também por 3-0.
O EuroVolley 2026 será disputado entre 21 de agosto e 6 de setembro, com organização partilhada entre Turquia, Azerbaijão, Chéquia e Suécia.
Portugal vai agora preparar-se para competir com as melhores seleções europeias, procurando melhor o registo alcançado na sua estreia na prova em 2019.
Fotografia 📸: CEV