A Seleção Portuguesa de Voleibol deu luta até ao fim, mas acabou por ceder e perder o encontro diante da Espanha por 3-2, num jogo disputado esta terça-feira 6 de agosto de 2025, no Pabellón de Deportes de Lugo. Este foi o quinto jogo da fase de qualificação da Pool E, que integra Portugal, para se qualificar para o Campeonato da Europa de Voleibol Feminino de 2026 (CEV EuroVolley 2026).
O duelo entre as seleções ibéricas foi extremamente competitivo e cheio de alternâncias no marcador. A seleção espanhola começou melhor e venceu o primeiro set por 25-18, mas Portugal respondeu de forma eficaz e conquistou o segundo set por 20-25.
No terceiro set Espanha conseguiu recuperar nos momentos decisivos e vencer por 25-20. As portuguesas não baixaram os braços e conseguirem vencer o quarto set por 23-25, adiando assim a decisão para o quinto set.
No entanto no quinto set a seleção espanhola entrou com mais força e fechou o jogo com um 15-8, consolidando assim a liderança no grupo e garantindo a sua qualificação para a fase final da competição.
Após esta jornada, a Espanha lidera confortavelmente a Pool E, com quatro vitórias em quatro jogos e 11 pontos somados. Portugal mantém a segunda posição, com uma vitória e duas derrotas, somando quatro pontos. A Geórgia ocupa o terceiro lugar, ainda sem vitórias.
Portugal tem agora pela frente um jogo decisivo frente à Geórgia, no próximo domingo dia 10 de agosto pelas 17h00, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, com capacidade para 2.300 espectadores.
Com a vitória nesse encontro, a Seleção Portuguesa de Voleibol Feminino poderá garantir a qualificação para o Campeonato da Europa de Voleibol Feminino de 2026, caso se qualifique entre as melhores segundas colocadas desta fase de qualificação.
O grande objetivo da seleção portuguesa
A fase final do Europeu de voleibol será disputada entre 21 de agosto e 6 de setembro de 2026, em quatro países anfitriões: Turquia, Azerbaijão, Chéquia e Suécia.
O torneio reunirá 24 seleções, num total de 76 jogos, e Portugal ambiciona marcar presença pela segunda vez na sua história.
Assim a equipa nacional continua a sonhar com a qualificação e uma vitória frente à Geórgia no domingo será fundamental para alcançar esse objetivo histórico.
Fotografia 📸: CEV